2020: um ano de desafios (superados)

Prestes a terminar 2020, um ano que tanto nos desafiou a todos, recordamos os momentos de que mais nos orgulhamos.
Prestes a começar um novo ano, fazemos um balanço de 2020. De todos os desafios que surgiram, e das soluções incríveis que encontrámos para os mesmos. Celebramos a união, a capacidade de inovação e a resiliência das nossas equipas, num ano que ficará para sempre na nossa memória.

Iremos recordar 2020 como um ano onde a nossa capacidade de adaptação e de superação foram colocadas à prova, orgulhando-nos das soluções que encontrámos para cada desafio.

Adaptámo-nos rapidamente ao trabalho remoto. Continuámos a criar software espetacular. E as nossas equipas, mesmo estando em casa, uniram forças e fizeram de tudo para colmatar a distância – mantendo sempre presente a noção de quem somos e de onde queremos ir enquanto empresa. Descobre tudo, aqui:

Começámos o ano em grande

Arrancámos 2020 com as habituais sessões de alinhamento estratégico entre a direção executiva da PHC e todos os nossos colaboradores. Neste caso, reunímos as nossas equipas nos cinemas do Oeiras Park e no Planetário do Porto para duas sessões incríveis.

Mas não nos ficámos por aqui… o começo do ano contou também com o lançamento do livro do nosso CEO, Ricardo Parreira, “Gestão descontraída mas profissional”. E foi também por esta altura que começámos a ver as novas instalações da PHC em Lisboa a ganhar forma.

Adaptámo-nos rapidamente à mudança

A estratégia definida no início de 2020 teve de ser analisada e adaptada às circunstâncias que, de repente, começámos a viver. Grande exemplo disso foi o nosso PHC Open Minds, um evento anual onde apresentamos aos nossos parceiros todas as novidades do nosso software. 

O evento físico que preparámos ao longo de cinco meses teve de ser totalmente repensado face à pandemina de COVID-19. Em pouco mais de duas semanas, transformámos o nosso PHC Open Minds num evento totalmente digital e em live streaming.

Adoptámos boas práticas de trabalho remoto

Face ao surto de COVID-19, a PHC entrou em modo #BusinessAtHome. Coordenar 200 colaboradores pertencentes a cinco geografias em trabalho remoto simultâneo foi um desafio para os nossos líderes. Por isso, implementámos reuniões de alinhamento geral da empresa e daily meetings dentro das equipas.

Tentámos que existisse um elevado fluxo de comunicação e uma liderança de maior proximidade entre todos, e os resultados foram bastante positivos. Partilhámos inclusivamente as melhores dicas dos nossos líderes nas talks Lidership @ Home, a que podes assistir no nosso IGTV.

Arranjámos novas formas de estarmos juntos

Dinamizámos inúmeras atividades no digital, de forma a garantir que os nossos colaboradores continuavam a viver a cultura da PHC da melhor forma. Fizemo-lo através dos momentos #ThinkPositive e do nosso PHC Together at Home – onde os nossos colaboradores exibiram os seus dotes de canto. Para além disso, o Ask the CEO e o PHC em Definição – a nossa versão do programa Alta Definição -, também nos ajudaram a aumentar a proximidade entre todos.

Desenvolvemos software espetacular

Continuámos dedicados a criar software, mesmo com todas as equipas a trabalhar remotamente. Chegámos ao final do ano satisfeitos por termos conseguido atingir todos os objetivos a que nos tinhamos proposto – lançando o nosso PHC GO e novas versões do nosso PHC CS.

Celebrámos o nosso 31º aniversário

Substituímos a nossa habitual e emblemática festa de aniversário por uma celebração at home. Todos os colaboradores receberam um pequeno kit em casa, que até incluiu uma garrafa de champanhe – para que pudéssemos brindar juntos.

Colocámos fundos de chamada a condizer, ouvimos as palavras da nossa direção executiva e ainda cantámos os parabéns à PHC. Foi a prova de que, mesmo à distância, a união de uma equipa pode ajudar-nos a criar momentos emblemáticos.

Continuámos a trabalhar na Best Experience at Work

A Best Experience at Work foi um dos grandes projetos deste ano, na PHC. Em julho inaugurámos os novos escritórios da PHC na cidade do Porto – através, claro, de uma celebração digital. Para além disso, também os nossos escritórios de Madrid e de Lima mudaram de instalações. As futuras instalações da PHC em Lisboa continuaram a ganhar forma ao longo de todo o ano, e têm a sua inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2021.

Lançámos o nosso podcast Living at PHC

Foi durante este ano que lançámos o nosso podcast Living at PHC – onde partilhámos contigo testemunhos na primeira pessoa dos nossos colaboradores. O mais recente convidado foi o nosso Development Unit Director, Miguel Bilimória, que nos falou sobre os desafios de desenvolver software at home, e partilhou connosco as características que procura nos elementos que recruta para a sua equipa. Podes ouvir a entrevista completa, aqui.

Inspirámos a excelência na gestão

Este foi também um ano onde partilhámos muito conhecimento com parceiros e clientes, para ajudá-los a lidar com a situação que vivemos. Escrevemos artigos, desenvolvemos estudos e dinamizámos webinares repletos de conteúdos sobre gestão e liderança.

Produzimos mais uma temporada das nossas PHC Exec Talks, com nove episódios sobre algumas das atuais tendências do mercado, e desenvolvemos o “Guia para a Tranformação Digital das PME”, com base nos insights do estudo “Novos desafios digitais: a gestão nas PME”, realizado em parceria com o Expresso e a GFK.

Fomos reconhecidos pelo nosso trabalho

As adversidades deste ano não nos impediram de ver a PHC a ser reconhecida pelo seu trabalho em diferentes áreas. Recebemos o prémio de “Melhor Software de Gestão 2020”, atribuído pelos leitores da revista PCGUIA.

Voltámos também a constar no Top 15 do “Ranking Empresas Felizes”, resultado do estudo “Happiness Works”, promovido pela Lukapp em parceria com a Universidade Atlântica e com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. Para além disso, também o IAPMEI renovou o nosso estatuto de PME Líder.

Terminámos o ano em grande

Na impossibilidade de estarmos todos juntos na nossa habitual festa de natal, organizámos o PHC Xmas Talk Show. Conseguimos assim reunir todos os nossos colaboradores num único evento digital, onde recordámos os grandes momentos deste ano.

Contámos com a presença especial do Rouxinol Faduncho, atribuímos prémios aos nossos colaboradores e agradecemos a todos pelo trabalho incrível que fizeram em 2020. Foi o culminar ideal de um ano onde conseguimos sempre colmatar a distância da melhor forma e viver a verdadeira cultura PHC em cada momento.

Obrigado a todos os que nos ajudaram a fazer deste ano um ano de desafios superados. E obrigado a ti, por nos teres acompanhado aqui no blog. Vemo-nos em 2021?