Benefícios
  • Flexibilidade na customização da aplicação à necessidade da empresa
  • Informação integrada das várias áreas da empresa num único local
  • Contínua atualização e manutenção de toda a aplicação por parte da PHC
Cliente JPM, S.A.
Parceiro FTP
Desafio
  • Otimização dos processos internos
  • Gestão de ordens de fabrico, quantidades e tempos de produção
  • Integração da informação das várias áreas da empresa
Solução PHC CS Enterprise, 52 utilizadores, nos módulos:

PHC CS Manufactor Executive, 25 utilizadores, nos módulos:

Screnshot software PHC CS
Instalações da empresa JPM Industry

Capacidade de adaptação e espírito inovador

Hoje, a realidade de uma fábrica é diferente daquilo que era há poucos anos. Para José, Chief Information Officer da JPM, “uma fábrica moderna e de raiz, tal como acontece com a indústria propriamente dita, são muito diferentes daquilo que eram há 15 anos, diria mesmo que são muito diferentes desde há cinco anos para cá.” O desenvolvimento da tecnologia obriga a empresa, ao longo dos anos, a perceber a evolução das próprias máquinas, a ser cada vez mais exigente com os recursos. Ao contrário das fábricas do passado, onde as máquinas eram manuais e apenas precisavam de ser ligadas e desligadas, hoje a componente de automação é elevada, seguida ao pormenor por uma vasta equipa de engenharia que incorpora e integra todas as necessidades do mercado: “Na indústria 4.0, os automatismos e os processos estão interligados, o que torna o nosso trabalho desafiante por um lado e, por outro, dá-nos confiança, porque estamos a conseguir acompanhar o mercado. Trabalhamos com a programação de autómatos e outros equipamentos altamente tecnológicos, e esse facto obriga-nos a acompanhar as tendências de mercado.”

Otimização dos processos e controlo da gestão

São cada vez mais assumidos os benefícios que um software de gestão pode trazer a uma empresa, mesmo na hora de informatizar uma fábrica. A JPM implementou a gama Enterprise em 2006, uma aplicação que permite analisar e agilizar a informação. Uma opção que trouxe evidentes mais-valias: “A informação das diferentes áreas da empresa está concentrada num só local, o que facilita, em muito, a tomada de decisão.” Para além disso, por ser uma solução flexível e costumizada, o PHC CS permitiu adaptar o software à realidade desta fábrica. Em 2015, a JPM deu mais um salto tecnológico na sua estratégia e, depois de uma atenta consulta de mercado, optaram por implementar o módulo Manufactor. Assim ficou concluída a completa informatização da empresa, incluindo as bancadas dos trabalhadores. Aqui, dão início e terminam as operações das obras de fabrico, para além de poderem editar os tempos e as quantidades. Dos cerca de 140 colaboradores, o universo das pessoas que têm contacto com o software é superior a 100: “É preciso tempo para que os processos sejam otimizados e as pessoas consigam adaptar-se a eles. É fundamental assegurar a contínua atualização e manutenção de toda a aplicação por parte da PHC.” Decorridos cinco anos desde a implementação do Manufactor, o caminho traçado exige tempo e dedicação. Para José, este software “permite que o funcionário tenha acesso a mais informação em menos tempo. Isto significa que está mais preparado para o habitual desempenho das suas tarefas.” Uma gestão flexível e integrada, assente em processos automatizados e otimizados. Esta é a realidade que o PHC CS e o módulo Manufactor trouxeram à JPM, uma relação com mais de 16 anos e que está para durar.

Uma história de sucesso

A JPM estabeleceu-se há mais 25 anos e distingue-se por ter uma atuação focada na necessidade dos seus clientes e na inovação das soluções que encontra para as suas necessidades.

Concentra a sua atividade no desenvolvimento e implementação de equipamentos industriais, soluções de engenharia e projetos industriais. Possuí uma forte presença nos segmentos da indústria alimentar, química e farmacêutica, mas atualmente pode ser definida como um player na área da intralogística.

A JPM inova em 3 dimensões: na proposta de valor, nas soluções que desenvolve e nos seus processos de negócio. Com um departamento estruturado de engenharia, capacidade interna de produção recorrendo a tecnologia de ponta e uma estrutura de técnicos especializados de instalação e manutenção, abrangemos toda a cadeia de valor do segmento da intralogística.

Evoluir o modelo empresarial para níveis cada vez mais elevados de robustez, sustentável e com valores bem definidos, é um dos seus principais objetivos para que seja possível garantir a continuidade futura, a longo prazo, do projeto empresarial iniciado em 1994.

“Para além de ganhar tempo, o colaborador tem acesso a mais informação.”

José Ribeiro, Chief Information Officer da JPM

O ERP COMPLETO PARA A SUA EMPRESA

O PHC CS oferece-lhe 13 soluções completamente modulares. Isto significa que cada cliente pode escolher e personalizar as funcionalidades que melhor respondem às suas necessidades, de forma a construir um software de gestão à sua medida acessível em qualquer lugar.